A força dos Movimentos Estudantis na política

Data de publicação: 11 de junho de 2018. Categoria: Notícias

Nesta semana, de 04 a 08 de junho, o Memorial da UFC o Centro Acadêmico Frei Tito de Alencar (CAFTA) organizaram uma série de palestras e diálogos voltados para as discussões sobre o papel dos estudantes nas lutas políticas.

Os movimentos políticos protagonizados pela juventude, como os que aconteceram em diversos locais e períodos, tais quais, maio de 1968, as manifestações de 2013 e as ocupações de 2016 foram temas recorrentes nas falas dos palestrantes. O ponto de partida para a reflexão foi o protagonismo de estudantes cearenses que lutaram pela garantia de direitos durante a “Greve do Terço”. A greve foi articulada a nível nacional através da União Nacional dos Estudantes (UNE) e, os estudantes da Universidade do Ceará iniciaram dias antes de sua deflagração no pais, após conflitos internos. Os embates em torno das memórias destes movimentos foram destacados como possíveis objetos de pesquisas em diferentes áreas de ciências humanas e sociais.

Segundo os organizadores, o objetivo dessas ações é relembrar e incentivar a participação dos estudantes nos movimentos em prol de melhorias das condições de ensino e participação na tomada de decisões dentro dos órgãos de ensino.

A programação foi pensada como uma ação do Projeto “Programa de educação patrimonial Memorial da UFC”. Este projeto é apoiado pela Secretaria de Cultura Artística da UFC através do Programa de Promoção da Cultura Artística.

Para acompanhar o que aconteceu, acesse nossa página no Facebook!

Fonte: Memorial da UFC / 3366.7414