Laboratório de Conservação e Restauro (LACOR) realiza procedimentos técnicos para o tratamento do acervo do Memorial da Escola de Agronomia da UFC

Data de publicação: 25 de abril de 2018. Categoria: Notícias

O Memorial da UFC, através de seu Laboratório de Conservação e Restauro – LACOR, está desenvolvendo o tratamento do acervo da Escola de Agronomia para a reinauguração do Memorial da Escola de Agronomia que acontecerá no dia 02 de maio de 2018, integrando as comemorações do centenário da instituição.

Durante as atividades de organização do acervo do Memorial da Escola de Agronomia foram necessárias ações de conservação e restauro. Dentre as peças que precisavam de uma atenção priorizada, destacamos a fotopintura representando o interventor federal Cel. Felipe Moreira Lima assinando a incorporação da Escola de Agronomia do Ceará ao governo do estado em 1935. A fotopintura foi um dos primeiros trabalhos da empresa AbaFilm.

O processo de tratamento da fotopintura está sendo realizado pelo Técnico de Laboratório de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis do Memorial da UFC, Roberto Moreira Chaves. Enquanto a fotopintura estiver em tratamento, será afixado uma réplica e após o tratamento ela será novamente exposta no Memorial da Escola de Agronomia do Ceará, no Campus do Pici.

Fotógrafo: Éden Barbosa

Fonte: Memorial da UFC / 3366.7414