Memorial da UFC apoia a realização da II Semana Nacional de Arquivos na Universidade Federal do Ceará

Data de publicação: 14 de junho de 2018. Categoria: Notícias

Com a temática Governança, Memória e Herança, a Universidade Federal do Ceará com apoio do Memorial da UFC, Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) e Museu de Arte da UFC (MAUC) participou da II Semana Nacional de Arquivos realizado no período de 5 a 8 de junho.
Incentivada pelo Arquivo Nacional em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos, a Universidade Federal do Ceará participou no segundo ano consecutivo da programação oficial da Semana Nacional de Arquivos que ocorre em todo o país.
Com palestras e discussões sobre a importância dos arquivos, as atividades da UFC contaram com mesas-redondas sobre educação nos arquivos, conservação, preservação, documentação sanitária, segurança da informação digital e gestão de arquivos nas Universidades.
A programação também contemplou visitas mediadas ao Arquivo da Proplad/UFC, à Reitoria, e a exposição de xilogravuras no Museu de Arte da UFC. Ainda no MAUC, o encerramento contou com a presença do Professor Gilmar de Carvalho que proferiu a palestra A xilogravura de extração popular na coleção do Museu de Arte (MAUC/UFC).
Com participação de estudantes, técnico-administrativos, docentes e comunidade externa, o evento proporcionou a reflexão sobre a aplicabilidade da gestão sistêmica dos arquivos, racionamento dos fluxos, confiabilidade, fidedignidade e autenticidade das informações arquivísticas.

Confira a galeria de fotos do evento a partir de nossa página no Facebook!

Foto: Marcela Teixeira

Fonte: Memorial da UFC / 3366.7414